A alimentação causa mesmo acne?

Coloque a mão no ar quem já ouviu o comentário “não comas isso que ganhas borbulhas“. Desde pequenos que somos constantemente lembrados (aka traumatizados) que o chocolate causa acne e à medida que crescemos, também os vilões do acne vão aumentando. Para além do chocolate, também os açucares, carbohidratos, azeitonas, fast food, laticínios vão sendo vilanizados, fazendo-nos acreditar que no dia seguinte acordaremos com a cara infestada de borbulhas! Na prática, as coisas não acontecem assim…

A relação entre o acne e a alimentação vem sendo debatida pela comunidade científica desde 1900s e troca o passo, no entanto em pleno 2020, essa mesma comunidade ainda não consegui chegar a nenhum consenso [1]. Ao longo dos anos, os cientistas têm observado uma possível associação entre o acne e factores como a idade, hist´órico familiar, índice de massa gorda e tipo de pele mas fatores como a alimentação e tabagismo não são ainda claros, havendo muitas falhas nos artigos científicos que o afirmam (falta de diagn´óstico clínico, testemunhos baseados na memória de anos atrás, falta de grupos de controlo, número pequeno de amostras, não comparação com outros alimentos, estudo de curta duração ou feito pelo mesmo grupo de investigação, falta de provas cegas e aleatórias, etc) [2, 3, 4, 5].

“MAS ONTEM COMI UMA AZEITONA E HOJE ACORDEI COM UMA BORBULHA”

Como vimos em posts anteriores, o acne surge de uma inflamação na glândula sebácea, criando micro-poros obstruídos, e à medida que estes avançam até à superfície, transformam-se em borbulhas cada vez mais inflamadas [6]. Ora como devem imaginar, isto tudo demora o seu tempo, e a não ser que sofras de alguma alergia ou intolerância [7], é muitíssimo pouco provável que a borbulha que te apareceu hoje seja da pizza deliciosa que comeste ontem. Isto porque a pele possui um ciclo celular bastante complexo, que reinicia a cada 28-40 dias, envolvendo vários fatores como as glândulas sebáceas, produção de sebo, crescimento do pêlo, hormonas, microorganismos, genética, etc (como eu disse, algo mesmo MUITOOOO complexo) [8, 9].

Ou seja, a borbulha já lá estava, prontíssima para aparecer a qualquer momento, no entanto, por causa deste pensamento enviesado e anedótico (“porque alguém te disse que a alimentação causava acne”), tu apenas olharás para o fator alimentação, ignorando todos os outros factores como o stress e produtos de skincare agressivos.

ENTÃO DE ONDE SURGE A IDEIA DE QUE A ALIMENTAÇÃO CAUSA ACNE?

Apesar das inúmeras falhas, quase todos os estudos referem o aumento do índice glicémico e ingestão de laticínios como responsáveis pelo agravamento do acne, pois estes aumentam a concentração de insulina e hormonas (androgênios) no organismo, gerando uma carrada de respostas inflamatórias [10, 11, 12, 13]. O que eu não encontrei foi nenhum artigo que mostrasse o agravamento do acne após uma alimentação saudável e equilibrada. Pelo contrário, quase todos os estudos que observam melhorias no acne, fazem sempre uma comparação entre uma alimentação restrita em açucares e carbohidratos (causando até perda de peso) vs alimentação desequilibrada. Será que se comparássemos uma alimentação saudável com uma alimentação restritiva, as diferenças no acne seriam assim tantas?

What Are You Feeding Your Skin? Inside - Silkwood Medical
A verdade é que vemos imensas pessoas com maus hábitos alimentares sem uma única borbulha e pessoas com hábitos alimentares saudáveis cheias de acne… Estaremos nós perante uma situação de causa-efeito ou uma simples correlação?

Só porque (A) acontece juntamente com (B) não significa que (A) causa (B). 

O facto de haver um aumento de insulina em pessoas com acne, não significa que esse aumento seja fora no normal, ao ponto de ser considerado uma doença. Na verdade, quem sofre verdadeiramente de hiperinsulinemia e descontrolo hormonal, poderá sofrer não só de acne, mas também de outros problemas de pele (Acantose nigricans), miopia, crescimento excessivo de pêlos, menstruação irregular ou inexistente (amenorreia), Síndrome do Ovário Policístico (SOP), tumores e cancros [14].

PARA ALÉM DA INSULINA, SABES O QUE TAMBÉM EXISTE EM COMUM COM AS PESSOAS QUE SOFREM DE ACNE?

(1) Histórico familiar (geralmente o pai ou a mãe também sofreram de acne) e a (2) crença de que a alimentação é efetivamente responsável pelo acne [15, 16]. Não estaremos nós perante um ciclo de pensamentos viciosos que nos fazem demonizar a alimentação e ignorar outros factores que poderão causar o acne, como o stress, poluição, radiação solar, receitas caseiras, skincare agressivo? Para além disso, estudos recentes apontam a glândula sebácea como o “cérebro da pele”, despoletando uma interessante discussão na comunidade científica sobre a relação entre a nossa mente (crenças, pensamentos, stress) e a nossa pele [17, 18]….

This is what happens to your skin as you age | Nestlé Skin Health

RESUMINDO E CONCLUINDO…

Até ao momento, a ciência não prova que a alimentação causa acne, apenas que o poderá agravar de alguma forma. A verdade é que uma alimentação desequilibrada agrava qualquer problema de saúde e, por outro lado, uma dieta rica em frutas e vegetais, proteína e gorduras saudáveis torna-se extremamente benéfica para o nosso organismo.

Posto isto, não tenhas medo da comida pois ela existe para te dar energia e suprir todas as tuas necessidades. Pelo contrário, aprecia-a e tira prazer disso!

NOTA: Dentro de cada [x], estão os artigos científicos no qual me baseei para escrever este post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *