Porque evito óleos na minha rotina de skincare

Parece que 2019 foi o ano em que os óleos foram descobertos e de repente temos todo um mundo de skincare onde os mesmos são incorporados (ironia). Ora porque são milagrosos (óleos essenciais), ora porque são a única forma de limpar o rosto como deve de ser (óleos e bálsamos de limpeza), ora porque são fundamentais para o hidratar… Sinceramente, não sei como a nossa pele sobreviveu todos estes anos sem estas preciosidades.

Toda a gente parece amar os óleos no skincare… Exceto quando esses óleos são produzidos pela nossa própria pele (huuu, boca para barulho)!

AO CONTRÁRIO DO QUE O MARKETING TE POSSA DIZER, O SEBO PRODUZIDO PELA TUA PELE É EXTREMAMENTE IMPORTANTE E ESSENCIAL!

O nosso sebo é constituído por lípidos (gorduras), responsáveis não só por impedir a desidratação da pele como também a protegem da radiação solar, radicais livres, equilibram o seu pH e impedem que as bactérias, fungos e vírus da tua pele aumentem descontroladamente [1, 2]. Isto claro, se o teu estrato córneo não estiver inflamado (SABE MAIS AQUI). E por isso é que aqueles tónicos adstringentes cheios de álcool, que prometem secar a pele reduzindo a sua oleosidade, são extremamente prejudiciais!

Na verdade, um estrato c´´órneo inflamado produz sebo não só em maior quantidade, mas também em pior qualidade daquele que produziria se estivesse saudável. Ou seja, a quantidade de ácido linolénico e ácido sapiênico tende a diminuir enquanto que a quantidade de ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oléico, mirístico, esqualeno, colesterol e ésteres de cera aumenta [3, 4, 5, 6]. Como se não bastasse, muitos desses lípidos acabam por oxidar, gerando radicais livres…E sabes quem é que não acha piada a nada disto?As nossas células de defesa, que geram o quê? MAIS INFLAMAÇÃO, DAHHH! (Sabe mais aqui).

MAS O QUE É QUE OS ÓLEOS NOS PRODUTOS DE SKINCARE TÊM A VER COM ISSO?

TUDO! Porque esses óleos são constituídos por …. (rufos de tambor) … ácido palmítico, esterárico, óleico, mirístico, etc! Ácidos gordos livres responsáveis por aumentar as respostas inflamatórias e “alimentar” as bactérias e fungos em excesso presentes na nossa pele (e nem vou falar na quantidade de fragrâncias e alergénios que muitos óleos possuem, principalmente os óleos essenciais)! E se a nossa pele inflamada já produz sebo em excesso e com uma concentração de lípidos diferente daquilo que seria suposto, adicionar-lhe mais óleos para ajudar à festa não me parece a melhor das ideias, não concordas? É uma autêntica bola de neve de inflamação, poros obstruídos, bactérias, fungos, acne, rosácea, psoríase e dermatites [7, 8, 9, 10]…

Here's Why Your Skin Looks Better When You Stop Washing Your Face |  Prevention

E OS ÓLEOS E BÁLSAMOS DESMAQUILHANTES, TAMBÉM SÃO DESACONSELHADOS?

Os óleos e balsámos desmaquilhantes ganharam popularidade graças a um artigo científico publicado em 2019, mostrando uma melhor remoção de um protetor solar resistente a água através de um óleo face a um gel de limpeza (essa diferença deixa de existir quando é utilizado um protetor solar não resistente à água) [11]. Isso mesmo, um único artigo com 20 pessoas foi suficiente para revolucionar a forma como encaramos a limpeza de rosto fazendo do double cleasing com óleos a única forma aceitável de limpar o rosto. Tirando a suavidade dos óleos ou bálsamos para remover a maquilhagem resistente à água, não vejo grande benefício em os utilizar. Isto porque também existem óleos e bálsamos desmaquilhantes que irritam a pele, e quando deixados no rosto podem acumular nos poros e causar toda aquela inflamação que já referimos aqui

RESUMINDO E CONCLUINDO…

Acho que há ingredientes mais eficazes para hidratar a pele e com menos tendência para a inflamar e obstruir do que os óleos. No entanto, somos livres de utilizar os produtos de skincare que bem entendermos e da forma que entendermos, principalmente se virmos resultados positivos na pele. Afinal, cada pele é uma pele e cada óleo é um óleo…

NOTA: Dentro de cada [x], estão os artigos científicos no qual me baseei para escrever este post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *