A importância do estrato córneo no acne (e outros problemas de pele)

No post anterior percebemos que a produção excessiva de células e sebo, que levam à obstrução de poros e consequente, a um aumento excessivo da bactéria P. acne, desencadeando as borbulhas, são na verdade uma consequência de uma pele inflamada. Por isso, no post de hoje vamos perceber o que está afinal na origem dessa inflamação…

PARA ISSO TEMOS DE OLHAR PARA O ESTRATO CÓRNEO, A CAMADA MAIS SUPERFICIAL DA PELE:

A pele divide-se em 3 camadas principais: (1) Epiderme, (2) Derme e (3) Hipoderme. Dentro da Epiderme temos mais sub-camadas, sendo o estrato córneo a camada mais superficial que está em contacto com o espaço exterior. O estrato córneo possui a função de proteção e é constituída por células (corneócitos), lípidos (ceramidas, colesterol, ácidos gordos), proteínas (corneodesmossomas, filagrina) e água.

No entanto, referir o estrato córneo como uma simples barreira protetora é limitar a função desta fantástica camada, essencial ao bom funcionamento da pele. Na verdade, o estrato córneo é considerado uma BARREIRA VITAL, responsável por regular a entrada e saída de água, reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres e luz solar, combater infeções causadas por microorganismos e controlar inflamações causadas por substâncias agressoras. Sim, o estrato córneo é um badass (mas só se a quantidade de água estiver ok)!!!

VÁRIOS ESTUDOS TÊM REFERIDO AS ALTERAÇÕES DA PERMEABILIDADE DA BARREIRA NO ESTRATO CÓRNEO COMO SENDO A CAUSA DA SUA INFLAMAÇÃO, IMPEDINDO QUE O MESMO CUMPRA A SUA FUNÇÃO DE PROTEÇÃO [1, 2, 3, 4, 5, 6].

Fatores internos (genética, idade, stress) e externos (clima, hidratação desadequado, exfoliação recorrente, limpeza excessiva/agressiva, ingredientes irritantes/adstringentes, exposição a alergénos, uso contínuo de medicamentos tópicos, etc), alteram o pH da pele, os microorganismos presentes à superfície da mesma, aumentam a perda de água e reduzem a produção de lípidos, proteínas e cálcio entre as células do estrato córneo, desencadeando… INFLAMAÇÕES.

Não me interpretem mal… As inflamações são necessárias para o bom funcionamento da nossa pele (e não só), exceto quando são recorrentes! E são essas inflamações recorrentes/crónicas que desencadeiam problemas de pele mais graves, como acne, dermatite e rosácea.

NÃO PODEMOS CONTROLAR A NOSSA GENÉTICA NEM IDADE, MAS PODEMOS CONTROLAR AQUILO QUE ESCOLHEMOS COLOCAR NA NOSSA PELE.

NOTA: Dentro de cada [x], estão alguns dos artigos científicos no qual me baseei para escrever este post.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *