A controvérsia por trás do acne

O QUE É O ACNE?

Acne vulgaris é uma doença inflamatória que afeta o poro (composto pelo folículo piloso, glândula sebácea, músculo erector do pêlo e glândula sudorípara em algumas regiões), e que se caracteriza pelo surgimento de lesões aka borbulhas (comedões, pápulas, pústulas e nódulos) e cicatrizes [1].


OS PRINCIPAIS FACTORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DE ACNE SÃO:

(1) hiperqueratinização folicular (produção excessiva de células e obstrução dos poros), (2) hiperseborreia (produção excessiva de sebo) [2], (3) aumento de bactérias oportunistas [3] e (4) inflamação. A verdade é que todo este processo inflamatório é agravada por compostos produzidos/desencadeados pelas bactérias [4, 5, 6, 7,], no entanto, o que ninguém parece referir é que a inflamação pode estar por detrás de tudo isto e não ser uma simples consequência do acne [8].

Como acabar com a acne | Tratamento acne | notino.pt

E AÍ É QUE O CASO MUDA DE FIGURA

A verdade é que respostas inflamatórias já são observadas na pele, antes mesmo de serem observados os restantes processos do acne [9]. Por outro lado, a produção excessiva de células e sebo parecem surgir inicialmente como um mecanismo de defesa da pele, resultado dessa mesma inflamação [10, 11].

A pele humana saudável é naturalmente povoada por uma comunidade de bactérias, fungos e vírus e protegida por uma película fina ligeiramente ácida (pH 4.5 – 5.5), conhecida como manto ácido [12]. Para além do manto ácido, os lipídios presentes na pele dão também uma contribuição importante na manutenção e proteção da mesma [13, 14].

MAS ENTÃO, O QUE CAUSA A INFLAMAÇÃO?

A verdade é que a acne vulgaris (tal como muitos problemas de pele -eczema, psoriase, rosacea) pode ter a sua origem na desintegração da camada superficial da pele (o estrato córneo), gerando inflamações e consequente proliferação de bactérias oportunistas [7, 15]. Esse desequilíbrio pode estar relacionado não só com a idade, anatomia da pele e predisposição genética mas também com factores como aumento da permeabilidade cutânea, desidratação do estrato córneo e alteração do pH da superfície da pele [16, 17, 18, 19](SABE MAIS AQUI).

573 Moisture Barrier Illustrations, Royalty-Free Vector Graphics & Clip Art  - iStock
Pele normal vs pele desintegrada

Trocando tudo isto por miúdos, o muro de tijolos da nossa pele desfaz-se e deixa de cumprir a sua função de proteção, perdendo água e causando inflamações que geram obstrução dos poros e consequente acne.

NOTA: Dentro de cada [x], estão os artigos científicos no qual me baseei para escrever este post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *