A importância do protetor solar numa pele com acne

Por mais que se fale sobre a importância do protetor solar numa pele com acne, nós, pessoas com acne e pele oleosa sempre tivemos e sempre teremos aversão a este produto. Esta-nos nos genes!


Claro que na teoria, todos nós sabemos a importância do protetor solar numa pele com acne, pois para além de nos proteger contra cancros de pele e prevenir as rugas, também contribui para uma melhor cicatrização da pele e ainda reduz as manchas.

MAS COMO É QUE O PROTETOR SOLAR REDUZ AS MANCHAS? 

As manchas resultantes do acne nada mais são do que melanina (pigmento da pele) produzida em excesso para auxiliar na cicatrização da pele, também conhecida por hiperpigmentação pós-inflamatória. Ora, se o objetivo da melanina é proteger a nossa pele das agressões solares, como é o caso dos raios ultravioletas, quanto mais exposta ao sol a nossa pele estiver, mais melanina irá produzir, e mais manchada a nossa pele ficará. Faz sentido certo? Ora se tu utilizares protetor solar e auxiliares a tua pele na proteção das zonas lesadas, ela não necessitará de produzir tanta melanina e consequentemente menos manchada irá ficar.

ENTÃO, DE ONDE SURGE A AVERSÃO PELO PROTETOR SOLAR NUMA PELE COM ACNE?

A aversão surge a partir do momento em que achamos que todos os protetores solares são gordurosos, deixando a nossa pele oleosa (ainda mais?) e com um aspecto nada brilhante (ironia), acabando por nos causar imenso desconforto ao longo do dia… Isso acontece porque muitos protetores solares contêm filtros físicos na sua constituição (geralmente minerais, como o dióxido de titânio e o óxido de zinco) responsáveis pela textura mais consistente e esbranquiçada. Apesar disso, estes constituintes acabam por ser os mais utilizados pois, ao contrário de alguns filtros químicos (oxibenzona, PABA, etc) são bastante mais seguros e abrangem uma maior gama de radiações. No entanto é muito importante não te esqueceres de remover o protetor solar no final do dia para evitar a obstrução dos poros (SABE MAIS AQUI).

ENTÃO QUE CARACTERÍSTICAS DEVE TER UM PROTETOR SOLAR?

Um protetor com tecnologia anti-oleosidade é o ideal e quanto mais leve for a textura e de rápida absorção, melhor. Isso significa procurar por protetores sem óleos (oil-free) com toque seco e efeito matte e não comedogênicos (que não obstruem os poros). Para além disso, deves utilizar uma proteção mínima de SPF30 (para ficares protegido de 97% da radiação solar) ou idealmente escolher uma proteção solar mais alta (SPF50) e assim ficares totalmente protegido. Para além disso, protetores solares que abrangem uma vasta gama de radiações, como é o caso da radiação UVA, UVB, luz visível (luz azul derivada dos ecrãs por exemplo) e Infra-vermelha serão sem dúvida uma mais valia.

QUE PROTETOR SOLAR CUMPRE TODAS ESTAS CARACTERÍSTICAS?

Tendo em conta todas as características que referi em cima, sem dúvida que o protetor solar Heliocare 360 Gel Oil Free se destaca. Este protetor solar para pele com acne e oleosa contém vitamina E e uma combinação de filtros físicos e químicos fitobiológicos de ampla ação contra os raios UVB, UVA, IV-A e Visível, para além de inativar os radicais livres e minimizar os efeitos do envelhecimento da pele. Possui ainda efeito matificante e seboregulador.

     [COMPRAR]            [COMPRAR]               [COMPRAR]          [COMPRAR]  

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *