Desde a minha adolescência que a pílula contraceptiva sempre me controlou muito bem o excesso de oleosidade e quando por motivos médicos, a tive de deixar, o inevitável aconteceu… Isto porque para além das minhas glândulas sebáceas começarem a produzir sebo com mais intensidade, a minha pele nunca soubera o que era uma rotina de skincare para pele oleosa e com acne (shame on me, I know).
Até ganhar acne, o único cuidado que tinha com o meu rosto era o remover da makeup antes de ir dormir (e acreditem que há quem nem isso faça)… Portanto hoje vou explicar em que consiste uma boa rotina de skincare enquanto dou alguns exemplos de ótimos produtos para peles oleosas e com tendência a acne.
1º LAVAR A CARA DUAS VEZES AO DIA
Lavar o rosto (e pescoço) com um gel de limpeza suave é um dos passos mais importantes que precisas de introduzir com urgência na tua rotina. E mesmo que não uses makeup no dia-a-dia, o sebo que se forma na tua pele durante a noite e a poluição diária são mais que suficientes para te obstruir os poros e originar cravos e espinhas…
2º TONIFICAR A PELE
É muito importante lavar o rosto com um gel de limpeza de pH fisiológico (entre 4.5 a 5.5) e quando não o fazemos, o reequilibro da mesma antes da aplicação de qualquer creme ou sérum é de extrema importância. E por isso a função do tônico é de restabelecer o pH natural da pele, preparando-a para receber todos os produtos de tratamento e hidratação.
3ºAPLICAR O(S) SÉRUM(NS)
O sérum é um produto que possui uma maior concentração de determinado principio ativo, actuando de forma específica na nossa pele… Como tal, devem ser aplicados desde o mais líquido, ao mais espesso para facilitar a absorção de todos os ingredientes. No entanto há séruns que já possuem vários ingredientes na sua constituição (ácido hialurónico, niacinamida, etc) o que nos facilita imenso o trabalho…
4º HIDRATAR A PELE
Repores a água perdida na evaporação transepidérmica é fundamental, não só para prevenir rugas e reduzir imperfeições mas acima de tudo para também reduzires o excesso de oleosidade. Sim, muita gente ainda acredita que uma pele oleosa não precisa de hidratação, esquecendo que uma pele desidratada tem tendência a produzir mais óleo para compensar essa falta de hidratação (para além da pele ficar áspera, opaca, sem vida, e com descamação). E a melhor forma de hidratares o rosto é molha-lho ligeiramente e aplicar com o rosto ainda molhado um creme hidrante que contenha na sua composição um ingrediente higrosc´ópico e humectante (como o ácido hialurónico) e oclosivo (como é o caso dos triglicerídeos). Cremes hidratantes com textura gelificante, de rápida absorção, oil-free e não comodogênicos também são aconselhados.
5º PROTEGER A PELE DOS DANOS SOLARES
Apesar deste passo se aplicar apenas na rotina matinal, a aplicação de protetor solar é de extrema importante (SABE MAIS AQUI). Se uma pele normal já sofre danos causados pela radiação solar, imagina uma pele com acne e tudo o que isso envolve (manchas, marcas, vermelhidões, inflamação…). Daí ser extremamente importante proteger a nossa pele já bastante sensibilizada… E neste caso o protetor solar será o nosso melhor amigo para reduzir ou evitar as manchas… Podes encontrar AQUI uma extensa seleção de protetores solares para pele oleosa e com acne.
E por fim, não stresses…Sei que ao início pode parecer complicado mas garanto-te que com o hábito, a inserção de produtos de skincare na tua rotina será algo natural e até prazeroso (e acredita, quando começares a ver resultados, já não os conseguirás largar).