Peróxido de benzoílo: o produto de eleição no tratamento do acne

O peróxido de benzoilo no tratamento do acne é talvez dos compostos mais indicados por dermatologistas e outros profissionais de dermocosmética. 


MAS PORQUÊ?

Porque está provado que o péroxido de benzoilo inibe eficazmente o crescimento excessivo das bactérias Propionibacterium acnes (ARTIGO CIENTÍFICO AQUI), que surgem após a a inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos obstruídos por células mortas, makeup, sebo, produtos comodogênicos, etc..E a melhor parte é que ao contrário dos antibióticos, as bactérias não desenvolvem resistência ao peróxido de benzoilo no tratamento do acne (YEAHHH). 

Para além de ser antibacteriano, o péroxido de benzoilo é  também antiinflamatório, e queratolítico, isto é, reduz a inflamação e desobstrui os poros, deixando a pele lisa, homogénea e purificada. 

NO ENTANTO, APESAR DE PARECER O SANTO GRAAL DAS BORBULHAS, O PB TAMBÉM APRESENTA ALGUMAS DESVANTAGENS.

Por causa das suas propriedades queratolíticas, o peróxido de benzoilo tem por hábito deixar a pele bastante seca e irritada, chegando na maioria dos casos a escamar. Por isso é que este composto deve ser usado à noite, apenas nas zonas afetas e sempre acompanhado por produtos de hidratação. E como deves imaginar, o uso de protetor solar é também obrigatório (SABE MAIS AQUI).

QUANTO À PERCENTAGEM…

O ideal é usar o peróxido de benzoilo em percentagens baixas (2.5% ou 25 mg/g), isto porque no caso do peróxido de benzoilo, percentagens mais altas (5 ou 10%) não significam maior eficácia, muito pelo contrário. Quanto maior a dosagem mais irritada e seca a tua pele ficará.

PRODUTOS À BASE DE PÉRÓXIDO DE BENZOILO: 

Epiduo. Talvez dos produtos mais conhecidos e prescritos á base de peróxido de benzoilo, assim como dos mais caros também (o seu preço pode rondam os 25 e os 25€). Este produto possui ainda adapaleno que atua em paralelo na redução das manchas e lesões provocadas por cravos e espinhas, o que faz dele um produto de destaque. No meu caso, o dermatologista receitou-me a pomada Epiduo 2.5% para aplicar à noite entre dias intercalados durante 15 dias e após esse período, intercala-lo com o Skinoren cuja formulação contem ácido azelaico (SABE MAIS AQUI).

Peroxiben. Este produtinho é igualmente conhecido, neste caso pelo seu preço bastante mais apelativo (ronda os 5-10€). Para além do peróxido de benzoilo, possui ainda Aloe vera que auxilia na hidratação da pele.

Benzac. Ao contrário do Epiduo, no Benzac, o peróxido de benzoilo é o único constituinte. Apesar disso, este produto é igualmente conhecido e igualmente eficaz.

1 thought on “Peróxido de benzoílo: o produto de eleição no tratamento do acne”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *